Powered By Blogger

segunda-feira, 22 de março de 2010

Desfile militar em Mucaba


(clicar na foto)
DESFILE MILITAR EM MUCABA

Pela Cart. 3452 passaram alguns Alferes, com o objectivo de estagiarem para futuros Comandantes de Companhia, entre eles o Alf. Andrade da Silva.

No mês de Maio de 1972, o Sr. Comandante Capitão Figueira entrou de férias e havia um caso a resolver, quem seria o Oficial que ficaria a Comandar a Cart. Interinamente ? , o Alf. Lima era o mais antigo da Companhia ou o Andrade da Silva, este do Quadro e mais antigo mas estagiário na Cart., creio eu que pelo Estatuto Militar seria o Andrade da Silva, e foi o que aconteceu.

Desta "guerra" entre os dois Oficiais, algo haveria de acontecer, o Alf. Andrade da Silva para se afirmar como Comandante da Cart., resolve marcar para o Domingo de Páscoa uma Missa Campal e um desfile Militar pela Rua de Mucaba composta por 18 casas de cada lado, isto é a minha leitura da época.

Quando os nossos Camaradas de Armas tiveram conhecimento deste desfile, gerou-se de imediato um descontentamento geral , porque estavam a tratar-nos como SOLDADINHOS DE CHUMBO, isto é sem o conhecimento do Alf. Andrade da Silva ?

1º Todos nós sabíamos que o Alf. A. Silva era um Militarista .
2º Estávamos no meio de uma guerra.
3º Três meses antes tínhamos tido a morte do Alf. Milheiro.
4º O pessoal andava estoirado, com colunas Militares para Carmona , Negage, segurança aos mercados, fazendas, patrulhamentos, operações na serra de Mucaba, acção de Psico, e ainda os serviços no Quartel, valeria a pena sacrificar ainda mais o pessoal ?.
5º Será que não merecíamos neste Domingo de Páscoa, descansar e confraternizar-mos uns com os outros ?.
6º Passados todos estes anos, creio eu, se isto volta-se a acontecer o amigo Andrade da Silva não iria proceder da mesma maneira ?.
7º No cabeçalho do do MIC. o Alf. Andrade da Silva declara o seguinte :- COMANDANTE DE COMPANHIA :- A HONRA O ORGULHO E O PRAZER DE SER COMANDANTE.
8º Assim como afirma no mesmo texto que, os brancos de Mucaba na hora do desfile tinham fechado as suas portas e janelas ?.


João Celestino

Um abraço para todos os FALCÕES.

Nota:- Nesta fotografia do desfile, e em 1º plano são os homens de transmissões, com os rádios racal às costas, Lopes, Pais, Furriel Pereira, Domingues, Conceição e Celestino. a seguir ALF. Andrade da Silva a Comandar a Companhia e o ALF. Lima a Comandar o 1º Grupo de Combate.

2 comentários:

  1. Hoje, 25 de Abril de 2011, vi um programa de TV onde vi o Andrade da Silva fazendo algumas declarações. Fui procurar algo sobre ele e encontrei este Bolg. Eu assisti a este desfile. Sou o Alf. Domingues na disponibilidade. Estava no Lucunga rendendo o Alf. Bicho. Estive para também substituir o Alf. Milheiro, não aconteceu, mandaram-me para a sede do Batalhão na Damba como oficial de acção psicológica.
    Uma abraço
    david-salvador1@hotmail.com

    ResponderEliminar
  2. No meu tempo de Mucaba os únicos desfiles que fizemos foram pela Serra de Mucaba e Serra de Ambuila no Quitexe, não me admira que os civis tenham fechado as portas e janelas, embora estivéssemos lá para lhe proteger o coiro eles não gostavam de nós.
    Eu era da companhia que foram render a 2613 e trouxe comigo a boina de um de voz, mas deixei a minha|
    Um abraço camaradas
    Moreno ex-1º Cabo enfermeiro

    ResponderEliminar