Powered By Blogger

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Fazenda S. Francisco

A foto é do Firmino (Miko)

A Fazenda S. Francisco era visitada regularmente pela CART 3451, fazíamos protecção enquanto decorriam os trabalhos nos cafezais. Os gerentes da fazenda, eram um casal muito jovem, os donos viviam em Luanda, claro...a tropa era muito bem recebida, não havia jogo duplo, como noutras fazendas.


Acordava cedo, dormia no fortim, era mais fresco e seguro, começava o dia, comendo uns belos bifes acompanhados de "Dão Terra Altas" que, nestas ocasiões, me acompanhava sempre. Pessoalmente, gostava de ir para as fazendas, apreciava os sítios, alguns paradisíacos, o trabalho do café era bonito, a movimentação do grão no terreiro, era fantástico. Nunca mais esqueci o café que lá tomava, preparado e torrado, ali mesmo, tinha outro sabor...apesar de tudo, também havia momentos agradáveis.


A vida na fazenda era penosa para os contratados, Bailundos, comiam como diz o Rui Mingas, fuba podre, peixe ruim e ganhavam 50 angolares, porrada se refilares... a gerente da fazenda, uma catraia, era danada para o pessoal...

Sem comentários:

Enviar um comentário