Powered By Blogger

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Notícias do Lucunga


05-04-2011 13:21

Saúde


Governador do Uíge inaugura infra-estruturas sociais no Bembe

Uíge - O governador do Uíge, Paulo Pombolo, inaugurou nesta segunda-feira, no município do Bembe, 156 quilómetros a norte da cidade do Uíge, três novos postos de saúde, um centro materno infantil e as novas instalações para a administração comunal, no quadro das comemorações do 9º aniversário da paz efectiva que se comemorou no país. Os postos de saúde inaugurados pelo governador nas localidades de Bende, Kulo e Macoco, possuem um consultório, uma farmácia e duas salas de internamento com capacidade de duas camas cada.


O centro materno infantil na sede da comuna de Lucunga, também inaugurado pelo governante, está composto por um banco de urgência com capacidade de seis camas, pediatria e maternidade com cinco e quatro camas cada, laboratório, consultório, áreas de planeamento familiar, puericultura, Pav, farmácia e casas de banho. A administração comunal de Lucunga está composta por uma secretaria, dois gabinetes do administrador e seu adjunto, área administrativa, gabinetes dos chefes de secções e outros compartimentos devidamente apetrechados. Ainda no quadro das comemorações da paz, Paulo Pombolo reinaugurou a ponte sobre o rio Lucunga com capacidade para 30 toneladas, 117 metros de comprimento e seis metros e 87 centímetros de largura, reabilitada pela empresa portuguesa CMC com a duração de três meses.


Durante a sua estada de 11 horas na região, o governante visitou igualmente as obras do Hospital Municipal do Bembe, centro materno infantil, complexos escolares da localidade do Bonde e Culo, bairro da população repatriada da RDC, bem como a exposição do projecto de geração trabalho e renda da cooperativa agropecuária "vitória certa" do Vale do Loge. Na ocasião, procedeu a entrega a administração municipal, de nove motorizadas para os funcionários, 20 cabeças de gado bovino para o repovoamento animal, duas embarcações com seus motores para o fomento da pesca na região e diversos bens alimentares, roupa usada, utensílios de cozinha e instrumentos de trabalho para suprir as dificuldades das várias famílias vulneráveis. Paulo Pombolo entregou ainda ao hospital municipal do Bembe, diversos kits de medicamentos, material gastável, enxoval para bebés que nasceram no dia 4 de Abril, no centro materno infantil e outros bens.

Sem comentários:

Enviar um comentário