Powered By Blogger

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Traidores



ESTARÍAMOS A SER TRAÍDOS POR ALGUNS FAZENDEIROS ?



Ia-se realizar uma operação na Serra de Mucaba, e havia necessidade de montar um posto avançado de transmissões, porque as comunicações da Serra não chegavam ao Quartel em óptimas condições e vice-versa, por esse motivo fiquei instalado numa Fazenda com mais 6 ou 7 elementos (alguns eram os condutores dos unimogues) a fim de assegurar esta tarefa.
Ao anoitecer fomos convidados pelo encarregado da fazenda, para irmos dormir para dentro do armazém, (celeiro) que era para ele fechar o portão da cerca da casa da fazenda e soltar os cães, até aqui tudo bem, mas o pior é que ao fim de estarmos dentro do armazém ele fechava-nos a porta por fora, (estávamos encurralados não havia qualquer luz e era muito escuro).

Ao anoitecer da última noite, víamos ao longe no sopé da Serra de Mucaba, alguém a fazer sinais de luzes, e dizia-mos uns para os outros, filhos da p... estão a fazer sinais para quem ? o pessoal no meio da Serra à procura deles e eles aqui tão perto.

Nessa noite o encarregado da fazenda mandou-nos um pouco mais cedo para a cama ? passamos pelas brasas e sentimos que estavam a mandar areia ou terra para cima do telhado, no silêncio da noite, sem qualquer iluminação, o ruído era enorme e estávamos encurralados, o que há fazer ? G - 3 apontadas para a porta e janelas( quem nos estava a fazer aquilo era pessoal da fazenda).

Às tantas horas da manhã ouvimos um tractor a sair da fazenda,(não conseguíamos saber as horas era muito escuro) ninguém nos veio abrir a porta, muito mais tarde ouvimos o tractor a chegar, passado pouco tempo a porta foi-nos aberta, não comentámos o sucedido na fazenda.

Quando o pessoal regressou da operação e seguíamos nos unimogues para o Quartel, comentámos os factos ocorridos, e a resposta é imediata, junto ao rio havia rodados de tractor frescos e havia caído no chão sal e farinha.

Eu agora faço as seguintes perguntas :

1º Porque é que nos fechavam ? .
2º Os sinais do sopé da Serra para quem eram dirigidos ?
3º Na última noite porque é que fomos mais cedo para a cama ?
4º Quando saiu o tractor , porque é que não nos abriu a porta ?
5º Quem é que os foi fornecer de mantimentos ?

Gostaria que as minhas dúvidas fossem comentadas.

João Celestino

1 comentário:

  1. Pois,caro João Celestino, era prática dalguns fazendeiros receberem a tropa e pactuarem com o IN, entregando-lhes mantimentos, princípalmente sal.
    Essa situação levou um camarada nosso a comparecer na PIDE do Songo, grande cagaço.
    Tais fazendeiros, queriam estar bem com Deus e com o diabo, coisas porcas duma guerra injusta.

    ResponderEliminar