Powered By Blogger

sábado, 3 de dezembro de 2011

Camponeses do Lucunga

01-12-2011 11:01
Camponeses beneficiam de máquinas para lavoura

Uíge – Cento e quatro camponeses da associação "Tuzolana" na localidade do Bonde, município do Bembe, beneficiaram quarta-feira, de um tractor, alfaias e outros instrumentos de trabalho, como enxadas, catanas, limas, machados, regadores, sementes diversas, uma iniciativa do governo provincial do Uíge.

Os instrumentos e sementes, entregues pelo governador provincial do Uíge, Paulo Pombolo, no acto provincial de abertura da campanha agrícola 2011/2012, visam incentivar os membros associados a aumentar a produção agrícolas, com vista a contribuírem no programa do combate à pobreza.

Paulo Pombolo procedeu também à entrega, na ocasião, de nove motorizadas às associações camponesas "Vitoria Certa", "Comandante Noé", "4 de Abril" e a associação "Tuwizana", pertencentes as localidades de Vale do Loge, Mpambo a Matombe e nas comunas de Lucunga e Quimaria.

Os meios visam a facilitar a deslocação dos responsáveis das associações, bem como o transporte dos vários produtos de locais mais próximos da produção para as povoações e vice-versa.

Numa mensagem dos camponeses agrupados nas diversas associações lida no acto provincial de abertura do ano agrícola 2011/2012, os agricultores manifestaram-se satisfeitos pelo apoio incondicional do governo provincial em máquinas para lavoura, instrumentos agrícolas e sementes.

"Com esta máquina, alfaias e outros instrumentos de trabalho e sementes agrícolas que beneficiamos, estamos em condições de contribuirmos nos esforços que o governo tem vindo a envidar na implementação dos programas para o combate à fome e à pobreza", lê na missiva.

Por seu turno, o governador do Uíge, Paulo Pombolo, disse que o executivo da província escolheu a localidade do Bonde, município do Bembe, concretamente na associação Tuzolana para albergar o acto provincial de abertura da campanha agrícola, devido o empenho e a produção que os membros associados têm vindo a apresentar memos sem instrumentos e maquinas adequadas a para o efeito.

A localidade é produtora de mandioca, amendoim, milho, feijão, batata-doce, inhame, banana, abacates, cana-de-açúcar, café, arroz, horticulturas, entre outros produtos.

Sem comentários:

Enviar um comentário