Powered By Blogger

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Mina anti carro nas barbas do Lucunga

(clicar na foto)
Em meados de Fevereiro de 1972, uma coluna vinda da Lêmboa, comandada pelo Ferreira, fez o reabastecimento no Lucunga, 2 horas depois iniciou a viagem inversa. A coluna era constituída por 3 viaturas, na 1ª seguia o Ferreira mais 9 companheiros, o condutor do Unimog era o Machado, o herói da acção. Dez minutos após a saída, enviaram um rádio a pedir ajuda, tinha sido detectada uma mina anti carro.

Conhecendo a movimentação das nossas forças, o IN instalou as minas enquanto o pessoal fazia o reabastecimento para regressar à Lêmboa. O Machado com perspicácia impressionante , detectou a terra remexida, não teve dúvidas, entrou capim dentro, salvando assim, a vida dos 9 companheiros que transportava.

O pessoal disponível na Companhia foi em socorro dos companheiros do 3º GC, eu estava lá, fizemos uma batida na mata próxima, o Barroso mandou umas bazucadas, não detectámos movimentações do IN. O levantamento do engenho esteve a cargo do Bicho, verificou-se então que a mina estava reforçada com outro engenho anti-pessoal.
A foto, mostra uma mina igual, levantada pela 3452, em Mucaba, a diferença está no reforço, enquanto na acção descrita, era uma mina anti pessoal, na foto, parece-me ser uma granada de morteiro.

Mais uma vez a sorte esteve com o pessoal da 3451, o herói da acção foi o Machado, este companheiro vive na Bélgica, foi convidado a estar presente na Encontro 2010 mas, não respondeu, espero que esteja tudo bem com ele.

Sem comentários:

Enviar um comentário