(clicar na foto)
DEBANDADA DOS COMERCIANTES BRANCOS DE MUCABA
Com a Independência em 1975 e com os movimentos (partidos) a não se entenderem, regressou o terror ao interior e a população de Mucaba também não escapou a esses momentos.
No dia 06 de Janeiro de 1976 ( Dia de Reis) cerca das 14H00 no Bar Kat Kero, encontravam-se nove Comerciantes (brancos) sentados numa mesa a tomar o seu café e a conversarem, e sem nada o prever, os mesmos foram metralhados indiscriminadamente, por jovens de raça negra, naturais da Mucaba, cujas Espingardas Automáticas eram nossas conhecidas (G - 3), nesse ataque faleceram no local cinco elementos, três ficaram feridos, um conseguiu fugir pelo telhado do Bar, (aqui inicia-se uma fuga espectacular) saltou para um quintal que existia na retaguarda, corre pelo campo de futebol, os mesmos já se encontravam a disparar contra ele da parte superior do campo, vai aos zig zags, consegue entrar pelo capim , felizmente a pontaria dos atiradores não era famosa, segundo a confissão do meu amigo Velissimo, ele só sentia o terror de ser atingido ou apanhado, gritando na sua correria pela protecção de Nossa Senhora de Fátima para que o salvá-se, sentindo este na sua pele as picadelas de areias, que eram projectadas pelo impacto das balas a baterem no chão e a fazerem ricochete.
Nesse mesmo dia foi a debandada, dos comerciantes da Vila de Mucaba, uns fugiram para o Bungo, sendo aí canalizados pelos Cubanos para Luanda, o Velissimo, fugiu só com a roupa que tinha vestido, assim como todo o seu agregado familiar para Kinshasa, levando a sua Esposa, Filhos e algumas mulheres Brancas de Mucaba, um negro que não quis ficar em Mucaba, passaram pela Damba, mas antes de chegarem a Kinshasa, dá-se um novo contratempo a Esposa do Velissimo dá à Luz uma Criança (Menino), a única roupa é a sua combinação que levava vestida, foi uma autentica tragédia.
Em virtude do Pessoal da Cart. 3452, conhecerem os comerciantes de Mucaba, eu vou descrever aqui os seus nomes:-
Mortos, António Costa, Armando Lopes, Henrique Pinho, José Vilar e Manuel Almeida,
Feridos, Domingos Brás, Eduardo Teixeira e Octávio Correia
Ileso (fugitivo), Velíssimo dos Santos Alpande
A narração desta "aventura" foi-me descrita pelo meu amigo Velíssimo .
Nota na foto.- Ao fundo vê-se a famosa Igreja de Mucaba, onde os Colonos em 1961 se barricaram, o Pessoal da Cart.está assistir a um jogo de futebol e do lado direito, que a fotografia não atinge era o Bar Kat Kero.