Para todos os companheiros e amigos da CART 3451, um fantástico ANO NOVO.
A Companhia de Artilharia 3451, pertenceu ao Batalhão 3860, cumpriu comissão de serviço, durante a guerra colonial, no Lucunga, norte de Angola, entre 1971/1974.
quinta-feira, 28 de dezembro de 2017
sexta-feira, 22 de dezembro de 2017
segunda-feira, 18 de dezembro de 2017
quarta-feira, 13 de dezembro de 2017
Fortalecendo as pernas na Quinta de Lemos
As vindimas no Dão são assim, o Pereira da Silva aproveita para fortalecer as pernas e provar o mosto.
sexta-feira, 8 de dezembro de 2017
domingo, 3 de dezembro de 2017
O Pereira da Silva com o nosso Presidente Marcelo
O Pereira da Silva convidando o nosso Presidente Marcelo para o almoço dos combatentes da CART 3451, a realizar em Março na cidade de Penafiel .
quarta-feira, 29 de novembro de 2017
O grande FALCÃO - Cardoso
O Cardoso, nosso companheiro açoriano de Angra, esteve em Coimbra com a sua esposa, gostei muito de o rever. Almoçamos juntos com o Filipe e mulher. O Cardoso está óptimo, é um grande escritor, vive tranquilo na sua linda ilha, gostaria que estivesse presente no próximo ENCONTRO da Companhia.
sexta-feira, 24 de novembro de 2017
Land Rover
Havia no Lucunga 2 Land Rover, um do civil outro do administrador . Provavelmente foram à caça ou fazer uma qualquer segurança, vários companheiros entre eles o João e o Luís.
terça-feira, 21 de novembro de 2017
Missa no Lucunga
O padre e o sacristão do Batalhão, dizendo missa no Lucunga. O padre comboniano tem andado por terras do Peru evangelizando.
domingo, 19 de novembro de 2017
O João na barbearia
A barbearia era a céu aberto. A nossa tropa andava alinhada, mesmo no mato, vestia-se à civil para passear na sanzala.
terça-feira, 14 de novembro de 2017
O destacamento do Coji
Junto ao rio Coji a CART 3451 tinha um destacamento, umas barracas mal amanhadas, o capim era enorme os mosquitos imensos. A nossa tropa passava normalmente, períodos de 8 dias neste ambiente diabólico, "maldita África !!!"
quinta-feira, 9 de novembro de 2017
sábado, 4 de novembro de 2017
O Embaixador das Beiras
O nosso companheiro Zé Ernesto Pereira da Silva, grande embaixador das Beiras, em mais uma ação junto da comunidade portuguesa em Toronto, Canadá.
segunda-feira, 30 de outubro de 2017
O monumento, a escola primária e o João
Outro monumento, outra Companhia, o João aproveitou para mais uma foto.
Atrás, era a escola primária onde os meninos da sanzala aprendiam e onde alguns dos nossos militares tiraram a 4ª classe.
quarta-feira, 25 de outubro de 2017
O dia do correio
Palpita-me que o pessoal estava sentado à espera da distribuição do correio. Tínhamos correio às 4ªs feiras e sábados, dias em que o avião do Aero Clube do Uíge nos visitava para levar frescos e notícias. Nesses dias tomávamos o QUININO não fosse o paludismo incomodar.
sexta-feira, 20 de outubro de 2017
O monumento do BART 3860 - CART 3451
A nossa Companhia ( CART 3451 ) também deixou a sua marca no Lucunga. Foi com muito esforço suor e lágrimas que os valentes da Companhia suportaram 27 meses nesta terra do fim do mundo. Só ao fim de 19 meses de permanência naquele local é que tivemos água nas torneiras, foi difícil, para urbanos viverem naquelas condições, mas resistimos ! De nada nos valeu, agora na reforma, na hora do vamos ver, não somos respeitados... somos esquecidos .
domingo, 15 de outubro de 2017
O João junto ao memorial da CCAÇ 106
As Companhias que passavam no Lucunga deixavam um monumento evocativo, A CCAÇ 106 foi uma delas. O memorial recorda os mortos em combate numa célebre emboscada na picada para o Bembe, maldita guerra !!!
terça-feira, 10 de outubro de 2017
O João Gonçalves de JEEP
As colunas eram o prato do dia, de UNIMOG de BERLIET, MERCEDES, GMC ou JEEP tudo servia para transportar a nossa tropa. Na foto o João de G3 em prontidão sentado na caixa de um JEEP, com outro camarada .
quinta-feira, 5 de outubro de 2017
Os craques da bola
Mais uma equipa de craques da bola. O nosso passatempo preferido, nos períodos de descanso, era jogar à bola. O calor não era problema a nossa juventude aguentava tudo !!!
sábado, 30 de setembro de 2017
O João Gonçalves e o pilão
Numa ida à sanzala o João Gonçalves aproveitou para treinar fazendo farinha de mandioca, no pilão. Todas estas vivências foram enriquecedoras para a nossa tropa, conhecemos outros povos, outras culturas.
quarta-feira, 20 de setembro de 2017
O nosso companheiro escritor - Cardoso
Li em duas assentadas, o romance "Alice", preso e envolvido pela bela história, urdida entre a dicotomia do "ter e o ser". O que tem de ser, tem muita força !...
Fiquei encantado com o livro, desejoso pela leitura da nova obra que está no prelo.
Regozijo-me pela qualidade da escrita, pela leitura fácil ! gostei muito !...
Felicito o autor Manuel Ferraz Cardoso, amigo de longa data, pela bela obra literária que acabei de devorar.
Aquele abraço .
Fiquei encantado com o livro, desejoso pela leitura da nova obra que está no prelo.
Regozijo-me pela qualidade da escrita, pela leitura fácil ! gostei muito !...
Felicito o autor Manuel Ferraz Cardoso, amigo de longa data, pela bela obra literária que acabei de devorar.
Aquele abraço .
sexta-feira, 15 de setembro de 2017
Grande FALCÃO
Mais 2 fotos do companheiro Pereira da Silva, no dia em que recebeu o Título.
Congratulamo-nos com a distinção , grande FALCÃO.
domingo, 10 de setembro de 2017
O famoso néctar do Dão
Aqui o nosso companheiro Pereira da Silva mostra o famoso néctar do Dão.
Aproveito para recordar que em África, levava no saco para o mato Dão "Terras Altas" tinto que, muito me ajudava a suportar aquele martírio.
terça-feira, 5 de setembro de 2017
Mais um título para o Pereira da Silva
"Com muito gosto que recebi o Titulo de Sócio Benfeitor da Casa do Distrito de Viseu no Rio de Janeiro, no passado sábado dia 5 de Agosto, num jantar no Hotel Grão Vasco, com muitos amigos. BEM HAJA, ao Presidente da Casa de Viseu Dr. Flávio Martins e ao meu Amigo António Cardão, Embaixador da Confraria Saberes e Sabores da Beira Grão Vasco em Terras de Vera Cruz, bem como outros amigos que participaram neste Capítulo..."
quarta-feira, 30 de agosto de 2017
Patrulhamento da bacia do rio Mbrige
Os helicópteros patrulhavam a bacia do rio Mbridge, visitavam a CART 3451 muitas vezes.
O João Gonçalves aproveitou para tirar uma foto com outro companheiro.
quinta-feira, 24 de agosto de 2017
Os efeitos da guerra
Um hunimog da 3451 vítima do rebentamento duma mina. O pessoal que seguia nesta viatura ficou "apardalado" mas, recuperou sem problemas, Os valentes da Companhia não se deixavam intimidar
sábado, 19 de agosto de 2017
Hastear da bandeira
O hastear da bandeira, acontecia diariamente, desta vez com a presença do 2º comandante do batalhão e do comandante de companhia.
segunda-feira, 14 de agosto de 2017
quarta-feira, 9 de agosto de 2017
António Júlio G. de Sousa- O Empreendedor
Muito nos orgulha o sucesso empresarial do nosso companheiro António Júlio Guedes de Sousa, grande FALCÃO.
sexta-feira, 4 de agosto de 2017
O João Gonçalves pronto para a mata
O João Gonçalves de camuflado, pronto para mais uma saída. Atrás um mamoeiro, a famosa árvore do Lucunga.
sexta-feira, 28 de julho de 2017
Os valentes da 3451
As operações, eram penosas, 3,4,5 até 6 dias de mato para gente urbana, como nós, eram uma violência... na foto, o Gonçalves caminhava na frente, sempre atento !
domingo, 23 de julho de 2017
A sede no mato
Era muito penoso suportar a sede durante as operações, o calor era intenso a qualidade da água duvidosa, tinha de ser desinfetada com os famosos comprimidos que tornavam o precioso liquido, amargo. Na foto temos o João Gonçalves, o Poças e outro companheiro.
terça-feira, 18 de julho de 2017
Minas na picada Lucunga - Chimacongo
Uma mina anticarro e uma antipessoal, detetadas na picada Lucunga - Chimacongo, a escassos 5 kms do Lucunga. As minas foram detetadas pelo condutor da viatura que de imediato desviou o Unimog para o capim, evitando assim que, os 9 militares sofressem qualquer dano.
Eu estive lá, fez-se uma batida e o IN não foi detetado.
Nessa época, com poucos recursos, capturávamos armamento ao IN agora, os quarteis são assaltados e roubados, equipamentos bélicos altamente perigosos, capazes de colocar em perigo o nosso povo, como os tempos mudam !!!
quinta-feira, 13 de julho de 2017
Ponte do rio Lucunga
O cenário parece-me ser a ponte sobre o rio Lucunga, a viatura o Land Rover do civil, a missão talvez uma caçada !!!
sábado, 8 de julho de 2017
terça-feira, 4 de julho de 2017
Ainda a construção da ponte do Coji
O pessoal da Companhia passou muito tempo junto ao Coji, antes protegendo a jangada depois, a construção da ponte que iria facilitar a viagem Lucunga/Fazendas/Songo. O rio Coji é um rio com muita fauna, grande diversidade de peixe, lagostins, cobras, jacarés, etc. Quando estávamos neste destacamento, bebíamos a cerveja com lagostins apanhados em camaroeiros engendrados pela nossa tropa, sacos de batatas... a fauna era imensa à nossa volta.
sexta-feira, 30 de junho de 2017
segunda-feira, 26 de junho de 2017
Aposentos no Grafanil
Esta foto do Gonçalves deve ter sido tirada no Grafanil antes da partida para o norte... degradante a acomodação do pessoal, em tendas de campanha e numas prateleiras de cimento, tipo camarata... era assim, que os generais colonialistas tratavam a nossa tropa... ainda no Grafanil, recordo-me da cerimónia de boas vindas, a tropa esteve ao sol tórrido, durante imenso tempo esperando um general... maldita guerra !
quinta-feira, 22 de junho de 2017
Pereira da Silva - O Almoxarife
A montra da Confraria de Saberes e Sabores da Beira "Grão Vasco"... preparada, como é habito pela Confreira Venceslina. As festas dos Santos Populares... no mês de junho...
sexta-feira, 16 de junho de 2017
Pereira da Silva-Sempre aprumado
Desde muito jovem, o nosso companheiro Pereira da Silva gostou de fardas. Como todos os meninos da sua época, a 1ª foi da MP, a famosa BUFA, mais tarde veio a farda do Exército português, arma de Artilharia... o aprumo, sempre presente.
domingo, 11 de junho de 2017
As Comunidades portuguesas e o Pereira da Silva
Fazemos um interregno do álbum do João Gonçalves para publicar esta foto do Almoxarife da Confraria dos Saberes e Sabores da Beira "Grão Vasco", nosso companheiro Pereira da Silva, em mais uma ação junto das Comunidades portuguesas no estrangeiro.
terça-feira, 6 de junho de 2017
A marca da nossa passagem
Como todos os Batalhões/Companhias, a CART 3451 deixou a sua marca em terras angolanas, em cima no Lucunga onde o Gonçalves aproveitou para tirar a foto, em baixo na Lembôa... provavelmente estes monumentos já desapareceram !... o tempo mudou.
sábado, 27 de maio de 2017
Grandes companheiros
No dia 16 de Maio encontrei-me no "Reis", em Coimbra, com 2 camaradas da CART 3451, à esquerda o Filipe e à direita o Cardoso. Foi um almoço muito agradável, muita conversa, muitas recordações e a promessa de voltarmos a estar juntos... gostei muito !
Subscrever:
Mensagens (Atom)